quinta-feira, 2 de abril de 2009


Que Slash faria sucesso no mundo das artes era inevitável, afinal de contas Saul Hudson, seu nome de batismo, é filho de uma americana famosa pro desenhar roupas para artistas famosos, como David Bowie e seu pai. Fez fama ao ser responsável pela direção de arte de artistas de peso, como Joni Mitchell e Neil Young, mas quem poderia imaginar que em pouco tempo aquele inglês interiorano tomaria a cena musical de assalto, frente ao Guns N' Roses? Ok, admito que o Guns N' Roses foi um fenômeno único em sua época e todos os músicos da banda acabariam se tornando famosos apenas pelo fato de fazerem parte daquele monstro musical, mas mesmo anos após sua saída do Guns, Slash continua sendo convidado para participar de diferentes álbuns de artistas das mais diversas tendências. Alguns psicólogos poderiam ir longe afirmando que Slash toca com Deus e o mundo para se manter "socializado" no mundo que vive, afinal de contas com 15 anos, após ser taxado como o cara descolado de todos na escola, já que era um imigrante nos Estados Unidos, quando ganhou sua guitarra também ganhou o status de cara cool, aquele que todo mundo queria estar ao lado. A música (leia-se: sua guitarra) trouxe inclusão social para um garoto de 15 anos, então será que décadas depois ele continua tocando para estar entre os caras descolados de seu meio, ou será que Slash é o maior arroz de festa do Rock por amar esse estilo musical? Afinal de contas, o que esse guitarrista metido há 43 anos em uma cartola tem de tão especial?

No meio da turnê de divulgação dos Use Your Illusion, Slash havia gravado duas músicas com Michael Jackson no tão aguardado álbum de retorno da estrela do Pop. A principal faixa do álbum, "Black or White", tinha os dedos de Slash, da mesma forma que a maravilhosa "Give in to Me". Lenny kravitz começara, na mesma época, a fazer sucesso com o álbum Mama Said; adivinhem quem tocou guitarra na música "Fields of Joy" e no hit "Always on the Run"? Slash. A banda de metal (desculpem, mas essa foi a melhor classificação que consegui definir deles) Motorhead também voltaria à ativa em 1992 com o álbum March or Die, com a música "Ain't no Nice Guy" impulsionando as vendas e Slash impulsionando a música. Não é que no mesmo ano o Spinal Tap chamou Slash para tocar no álbum Break Like the Wind.

No último ano da turnê, em 1993, Slash ainda gravaria a música "Hold Out for Love" e "Locomotion" com Carole King (o álbum com essas músicas seria lançado no ano seguinte). Tudo bem, o Guns N'Roses estava na mídia e em todo lugar que passava fazia sucesso, então os convites para participações especiais seriam comuns, mas o que aconteceu após a saída de Slash do Guns N' Roses? Diferente da maioria dos artistas que lançam um álbum solo e ficam esperando o tempo passar, ele continuou na ativa, recebendo convites e mais convites de artistas para que tocasse em seus álbuns.

Esta vontade imensa de Slash em tocar com todos causou críticas de um de seus maiores parcerios musicais até então, Axl Rose. Em entrevista para a MTV americana, o nosso amigo ruivão condenou-o, dando a entender que ele deveria se valorizar mais ao invés de ficar tocando com todo mundo, inclusive com o Space Ghost, se referindo a uma participação especial como entrevistado do guitarrista no programa de humor comandado pelo herói decadente dos anos 80. Ironicamente após este comentário, Slash passou a tocar cada vez mais e mais com artistas diferentes, e só foi dar uma acalmada quando montou sua banda atual, o Velvet Revolver. Mesmo assim ele virou personagem de vídeo Game (Guitar Hero 3), tocou com Bill gates (sim, o bilionário dono da Microsoft), gravou comerciais, tocou (muito recentemente) com a moderníssima Fergie, e voltou às raízes mandando ver um Rock N' Roll muito bem feito com Alice Cooper. É difícil entender qual a razão, além do amor pela música, que faz com que Slash seja o arroz de festa mais presente na música hoje em dia, mas, com toda certeza, quem curte uma boa música não vai reclamar nunca. E, como não custa absolutamente nada sonhar, vai que isso não vira um círculo e em alguns anos ele volte a tocar com os caras do início de sua carreira. Você estaria preparado?

Para conhecer um pouco mais sobre a carreira do Slash fora do Guns e do Velvet Revolver, acessem o site www.snakepit.org e fiquem sempre ligados

Nenhum comentário:

Postar um comentário